sábado, 21 de abril de 2007

MATRIZ SWOT - HABIB's

O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras:
• S trengths – forças
• W eaknesses – fraquezas
• O pportunities – oportunidades
• T hreats – ameaças

A Matriz SWOT é uma ferramenta de gestão, muito utilizada como parte do planejamento estratégico de uma empresa. É uma forma simples e sistemática de verificar a posição estratégica do empreendimento.

As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.

O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.

Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.


Matriz Swot do Habib's

FORÇA
  • Esforço
  • Diversidade de Produtos
  • Promoções atrativas de Clientes
  • Ousadia
  • Campanhas de Marketing Estruturada
  • Enfâse na Qualidade
  • Investimento em tecnologia
  • Programa de Treinamento interno
  • Motivação e reconhecimento do trabalho da Equipe, com planos de cargos e salários
  • Fidelização dos clientes com sistema de atendimento pessoal para reclamações.
  • Incentivo a programas sociais

FRAQUESA

  • Dificuldade de centralizar o foco no cliente, por pssuir uma equipe muito grande.
  • Apesar do esforço tem dificuldade de aplicar todos os conceitos estabelecidos na prática.
  • Resistência das pessoas que cuidam das financias da rede.

OPORTUNIDADES

  • Diversificação - devido ao alta competitividade com seu maior concorrente,se faz necessária a diversificação dos produtos disponibilizados aos clientes.
  • Internacionalização - Possibilidade de expansão para mercados externos.

AMEAÇAS

  • Busca de novos mercados em outros países, fazendo assim com que a distância um risco para consolidação da marca.
  • Competitividade com outras empresas de mesmo ramo, criando a necessidade de uma administração moderna como o Benthmaketing.

3 comentários:

Shark Eventos disse...

bom dia ludmila
estou escrevendo agora as 4 da manha pois nao consigo dormir .tbm meus vizinhos velhinhos ,e muitos com problemas de saude nao estao aguentando +
a filial do habibs mooca av salim fara malufe paralela a rua piraçununga , esta com problemas no exaustor ,que faz um barulho infernal ,andei falando com o gerente ,mas ele fez pouco caso o problema ja vem ocorrendo a uns 6 messes ,ate com o dono eu ja falei ,mas ate agora nada foi feito...tbm no drive tru os carros ficam fazendo a maior zueira gritando e buzinando de madrugada ,gostaria de saber se vc pode me ajudar com esses problemas .
att anderson

Unknown disse...

"FRAQUESA" É COM Z DE FRAQUEZA

Unknown disse...

"FRAQUESA" É COM Z DE FRAQUEZA!